segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Eles voltaram por outro caminho

O texto que quero meditar com vocês caros amigos, está em Mateus 2, 12: "Avisados em sonho (os reis magos) para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, passando por outro caminho."

Hoje eu estava fazendo meu momento de adoração ao Santíssimo e Deus me levou a meditar a visita dos reis magos ao menino Jesus, meditei na realidade todos os versículos (1-12). Lembrei das palavras do santo Padre Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude de Colônia, na qual as mensagens foram todas em cima desta passagem.

Lembro do papa falando a nós jovens da importância do encontro com Cristo continuado em nossas cidades de origem, da importância de voltar para as nossas vidas "normais" por outro caminho.

Queridos amigos, Deus nos dá inúmeras oportunidades de encontro com a sua misericórdia divina, todos os dias, a começar pela Santa Missa. Muitos de nós vamos à Grupos de Oração, onde rezamos e até mesmo somos tocados. Mas fica a seguinte pergunta no ar: "Por que ao sair da Igreja, depois de uma missa ou de uma reunião de oração, minha vida volta a ser vazia como antes?" Muitos fazem esta pergunta.

Os reis magos dão uma lição, eles encontram Jesus, mas não retornam pelo caminho de onde vieram. A vida com Jesus nos dá novas opções, novas trilhas. Encontramos com Jesus diversas vezes na semana, mas continuamos no mesmo caminho de lamúrias, ressentimentos, mágoas, egoísmos...

Herodes queria matar Jesus, disse que iria adorá-lo, mas na realidade seu desejo era se livrar do menino Deus. As coisas que fazíamos, ou ainda fazemos, podem matar o menino Deus em nós, e isso é sério.

Voltar por outro caminho significa olhar a vida com outro olhar. Voltar por outro caminho é começar de novo, mas agora trazendo no peito a certeza da concretização da promessa de Deus.

Não podemos entregar o ouro de "mão beijada" ao bandido. Jesus diz no evangelho: "O ladrão (o maligno), vem só para roubar, matar e destruir" (Jo 10, 10). Roubar a alegria da salvação que entrou dentro de nossa alma quando conhecemos Jesus; matar a fé que este encontro ascendeu em nossos corações e destruir a esperança de um dia sermos dignos de herdar o céu.

Deus nos dá uma orientação: "VOLTE POR OUTRO CAMINHO". Em resumo: caminho da conversão, da humildade, da fidelidade, da oração, do comprometimento, da renúncia, da busca de Deus.

A cada encontro com o Cristo que transforma a nossa vida, voltaremos alegres por outro caminho, com um novo olhar.

Deus abençoe sua vida!

Claudenilson